Atps teoria adm
ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
TUTOR PRESENCIAL: KELLY A. DE OLIVEIRA
TUTORA A DISTÂNCIA: LEONARDO FERREIRA
TAGUATINGA/DF
2012
ETAPA 3
a) Teoria de Sistemas.
É um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS). Com ela, a abordagem sistêmica na TGA ocorreu a partir da década de 1960.
A Teoria de Sistemas se opõe ao mecanicismo que divide organismo em agregados de células, células em agregados de moléculas, moléculas em agregados de átomos e o comportamento humano num agregado de reflexos condicionados e incondicionados.
O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística e gestáltica de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total.
A análise sistêmica ou análise de sistemas das organizações permitem revelar o “geral no particular”, indicando as propriedades gerais das organizações de uma maneira global e totalizante, que não são reveladas pelos métodos ordinários de análise científica.
Em suma, a Teorias de Sistemas permitiram conceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.
Características dos sistemas
Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é a ideia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo.
O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados.
É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular. Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitos