Atps tecnicas de negociação
NOME: Francisca silva leite
DISCIPLINA: História
CAPITULO -16
“O FIM DO IMPÉRIO”
Caririaçu-ce
2011
Trabalho de Historia
LIVRO DIDATICO: RADIX (Raiz do conhecimento) 8º ano do ensino fundamental
AUTOR: Cláudio Vicentino
MÓDULO: Oito
CAPITULO: 16
O fim do império
Este é o capitulo que fecha o livro didático de historia da comunidade escolar que trabalho.
O capitulo em si desenvolve-se em torno de dois pressupostos: o fim da escravidão e do regime monárquico. Logo de inicio o capitulo apresenta duas imagens de 1895, representativas do lugar ocupado pelo negro na sociedade brasileira após abolição da escravidão. Ou seja, através de gravuras o livro estimula o censo critico do aluno com relação ao tema estabelecendo uma relação com as condições contemporâneas de um determinado segmento da população, pretende-se também, promovera discussão em sala de aula a respeito da atual situação dos negros no Brasil.
Nesta imagem e na seguinte, dois vendedores ambulantes das ruas do Rio de Janeiro. Acima, um cesteiro. Na seguinte, um vendedor de doces. Fotos de 1895, de Marc ferrez.
Vendedor de doces, de Marc Ferrez.
Em todo o seu embasamento teórico-metodologico o conteúdo é retratado de forma critica, o que se assemelha com o que foi discutido na disciplina de historia da licenciatura que estamos cursando.
“A história consiste, como todas as ciências, em constatar os fatos, em analisá-los, em aproximá-los, em estabelecer relações [...] O melhor dos historiadores é aquele que se mantém o mais próximo possível dos textos e que interpreta com a máxima justeza, que só escreve e só pensa seguindo leis.”
Na realidade, a versão do livro didático brasileiro traz a versão oficial brasileira dos acontecimentos, sem identificar o momento de sua produção antes a tomando com a verdade histórica incontestável. Por isso as questões propostas no capitulo têm o objetivo de provocar reflexões sobre o real papel dos pais no fim do império, além de suas