Atps - tecnica da negociacao
Qual a importância do planejamento da negociação?
O planejamento da negociação é tão importante que devemos nos preparar para negociar mais tempo do que a própria negociação em si em alguns casos, mas devemos analisar o prazo previsto para a negociação (este fator também esta incluído no planejamento). Devemos eliminar a resistência que surge em realizar planejamentos, não ter receio de ser responsabilizado pelo plano elaborado (em um possível insucesso), e ter em vista que o exercício sistemático do planejamento reduz a incerteza e aumenta a probabilidade de alcançar o objetivo.
A preparação adequada para negociação pode proporcionar uma boa vantagem ao negociador, ao permitir a construção de uma base sólida para o processo de negociação, gerando a confiança necessária para se obtiver um bom resultado. É através do planejamento que parte todas as ações previstas para a negociação, é dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização.
O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos, e estes está ligada a visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise, quanto o ambiente externo, não adianta também planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, sendo o planejamento uma peça fundamental para a negociação, e é tão constante quanto às mudanças do mercado.
Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento da negociação?
-definir objetivos e resultados a serem alcançados.
-tomar decisões no presente que diminuam a incerteza no futuro (abrir margem para um plano b no futuro).
-diminuir a incerteza quanto a questões, objetivos, limites de negociação, o comportamento dos negociadores do outro lado.
Com o planejamento da negociação é possível buscar informações necessárias ao processo,