atps sociologia
Centro de Educação a Distância Polo 2.
Curso Superior Serviço Social 2º semestre
Atividade Avaliativa - ATPS
Sociologia
Tutor Presencia: Paulete Pereira Mendes
Roseli Aparecida Garcia RA 6534253183
São Caetano do Sul, 2013
AS REVOLUÇÕES E SUAS DIFERENÇAS
I
As Revoluções francesa e americana possuem diferenças no ponto de vista social, humano e econômico. Toda a espécie de confronto sempre está voltada para as condições de vida do ser humano. Veremos através da declaração da Virgínia nos Estados Unidos da América sempre visando reconstruir todos os direitos já passados de cidadania, por abuso do poder da monarquia sobre as pessoas em estado menos favorecido.
O fruto dos direitos da França visava uma força universal que era a liberdade do ser humano.
Nasceu então o marco dos direitos na história que foi a Declaração de Virgínia. Essa Declaração tinha um grande interesse que era buscar o valor de igualdade entre as pessoas pela sua natureza e no seu direito á propriedade. Nesta Declaração Universal, isso já tendo em mente englobar o mundo como um todo, a consagração dos princípios de igualdade, liberdade e propriedade.
Assim sendo as duas declarações teve em comum a busca de melhorar a construção do caminho ambicioso para que houvesse para todos a igualdade a liberdade para a coletividade que as buscavam. Ser solidário socialmente é uma utopia. Isso é visto na grande obra do autor Émile Durkheim onde a solidariedade social está presente. Émile Durkheim dá importância ao tema porque perceberam que se for compreendido os fatos que esclarecem a organização social. Como se dá isso; compreender o que dá garantia a vida na sociedade e uma união e ligação independente de ser maior ou menor, entre os indivíduos.
Socialmente a solidariedade para Durkheim vai pelo caminho da consciência coletiva, pois esta será responsável pela coerção ou ligação intrapessoal e entre as pessoas.