Taxonomia- Cotia
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Dasyproctidae
Género: Dasyprocta
Espécie: Dasyprocta leporina
Nome popular: Cutia ou cotia.
Alimentação: Frugívora, também costuma esconder estoques de sementes.
Reprodução: São monogâmicas. O casal costuma se formar nos períodos de maior disponibilidade de alimentos. O ritual de acasalamento inclui vários cerimoniais, como lançar jatos de urina na fêmea ou vibrar a cauda. A gestação varia de 104 a 120 dias. As cutias dão a luz precocemente, parindo entre um e dois filhotes. Pode ocorrer até duas gestações por ano. As primeiras crias em geral nascem entre abril e maio. Se houver a segunda, é em julho ou agosto.
Tamanho: Seu comprimento varia entre 50 e 65 cm e com peso entre 1,5 a 3 kg.
Habitat: Vivem em lugares úmidos apropriados, em baixas altitudes, em florestas secas decíduas e verdes. Mas a espécie pode viver também em florestas perturbadas, secundárias, de galeria, além de jardins e plantações. Seu ambiente natural é no nordeste e o litoral brasileiro.
Atividade: Embora sejam de hábitos diurnos, as cutias podem tornar-se noturnas ou crepusculares em função de uma eventual interferência humana (quando é caçada, por exemplo) ou de seus predadores naturais.
CUTIA (DASYPROCTA LEPORINA)
“Os roedores compõem a maior Ordem de mamíferos do mundo e encontram-se nos mais variados tipos de habitats. Existem no mundo mais de 4.000 espécies de mamíferos conhecidas na Terra, onde cerca de 43% são roedores”. Por Grupo de Educação Ambiental "Ecos do Bosque"
Sete espécies de cutias habitam o território brasileiro, e a cutia que vive no Bosque dos Jequitibás é a Dasyprocta leporina, sendo seu ambiente natural o nordeste e o litoral brasileiro. Sua pelagem áspera e dura é lustrosa (brilhante) entre o alaranjado e o marrom / preto, com uma cauda quase vestigial e sem pêlos.
Os membros anteriores são bem