ATPS SISTEMA OPERACIONAIS
FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA – FACNET
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina de Sistemas Operacionais
Professor Daniel Santos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Brasília, 14 de abril de 2015
Relatórios 01
1.1- Sistemas operacionais para servidores
Escolhemos o sistema operacional Linux, porque este sistema é ideal para qualquer empresa, além de reduzir custos de TI e fornecendo mais valor de negócio as empresas. Há muito mais vantagens em utilizar este sistema operacional no seu dia-a-dia:
Segurança: São conhecidos por sua capacidade de funcionar por anos sem falhas, mas é particularmente interessante para pequenas e médias empresas, para as quais uma interrupção pode ter consequências desastrosas. O Linux também lida com um grande número de processos simultâneos de forma muito melhor que o Windows. Quase todas as mudanças de configuração do Linux podem ser feitas com o sistema funcionando e sem afetar outros serviços.
Outro ponto forte na segurança do Linux é que geralmente inicia-se como um usuário comum (sem permissões de administrador do sistema), fazendo assim com que toda vez que seja necessária à mínima modificação no sistema, esta seja feita pelo administrador.
Software é livre e gratuito: O que também chamou nossa atenção é que existe muitos softwares necessários para uso corporativo, além de já inclusos, são livres, e o melhor, a grande maioria totalmente gratuitos. As distribuições são feitas de inúmeras maneiras que passam de usuários leigos, intermediários, avançados, para testes de redes e simulações de invasões, produção de áudio e vídeo, específicos para computadores antigos e com poucos recursos de hardware.
Muitas ferramentas úteis no dia-a-dia já vem instaladas no Linux, mas se o usuário quiser mais basta abrir o gerenciador de pacotes (programas) e escolher qual mais deseja instalar. Tudo de forma simples, pois os programas disponíveis já estão listados no gerenciador e