Atps sistemas operacionais
eyeOS
O projeto eyeOS se descreve como um "desktop web", ou seja, um sistema operacional que emula um ambiente de desktop funcional completo dentro de uma simples página da web. Ele é licenciado pela AGPLv3, o que o posiciona bem alto na lista de serviços web que protegem a liberdade do software. Mas há muita concorrência nas áreas de desktops remotos e colaboração em tempo real, e o eyeOS vai ter que dar duro para conquistar os usuários.
Para ter uma ideia melhor do que torna o eyeOS diferente de outros pacotes de desktop para a web, temos que analisar sua interface e sua arquitetura. Afinal, o AbiWord, o Zoho, o Google Docs, o Etherpad e até o Microsoft Office já permitem colaboração online para tarefas comuns de escritório.
Embora rode dentro do navegador, para o usuário o eyeOS tem jeitão de desktop comum, do menu e das barras de ferramentas até o gerenciador de arquivos e as preferências de usuário. Para começar, é preciso ter uma conta no servidor remoto do eyeOS. Depois de fazer login, uma sessão completa de desktop é iniciada no servidor e na janela do navegador. O paradigma da computação para desktops está embutido no núcleo do design do eyeOS. O back-end do ambiente de desktop roda como um aplicativo PHP no servidor, e o navegador é usado apenas para executar uma interface baseada em JavaScript, que se comunica com o processo do servidor via AJAX.
Qualquer aplicativo que o usuário abra (um processador de texto, um cliente de email ou um gerenciador de arquivos) é iniciado como um processo separado no lado do servidor, que se comunica com o processo do desktop do eyeOS no back-end, enquanto o front-end se comunica com a interface em JavaScript que está sendo executada no navegador. Pode parecer simples - o front-end em Javascript imita o comportamento do sistema na janela, e o back-end age como um sistema operacional tradicional - mas o modelo aqui é distintamente diferente daquele usado por outros serviços web