ATPS RESENHA PRATICAS DE NEGOCIA O
É vasta a literatura que trata das diferentes definições de negociação, porém, todos os autores descrevem a negociação, tendo como objetivo principal, satisfazer ambas as partes num acordo amigável que conduza a um relacionamento duradouro. Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.
Nesta definição é imprescindível que haja um conhecimento detalhado da transação a ser negociada, pois em toda negociação existe uma tensão, gerada por opiniões e interesses divergentes onde há a necessidade de influenciar o comportamento do oponente para se chegar a um acordo razoável utilizando-se do poder e da informação. Nas negociações onde prevalece a competição é natural que o desfecho seja de um processo de “ganha-perde”, onde uma das partes acaba prejudicada, não alcançando o objetivo desejado, tornando assim impossível outra negociação com o mesmo oponente. Quando existe a cooperação há uma compreensão das necessidades de ambos, que cooperam entre si para alcançar o objetivo proposto e a satisfação mútua gerando um processo de “ganha - ganha”.
No processo de negociação, possuem entradas e saidas positivas, onde as entradas persistem em interesses comuns, comunicação bilateral, flexibilidade,valores pessoais.E as saidas positivas sao elas, conquista pessoal, decisao conjunta, e espaço para negociações futuras.E tambem possuem entradas e saidas negativas, onde as entradas são diferenças individuais, conflitos, manipulação de poder e informação, ausencia de preciptação, limites rigidos, resultando nas saidas negativas, sendo elas, rendições, decisão imposta, satisfação de uma parte, empate forçado,