Atps recrutamento
Existem 3 (três) tipos de Recrutamento:
a) Recrutamento misto: Abrange candidatos alocados no mercado de trabalho e funcionários da empresa em questão, baseando – se o mais qualificado, geralmente a empresa opta por um funcionário interno.
b) Recrutamento Interno: Acontece dentro da empresa. Ele costuma envolver: Transferências, Promoções, Promoções com transferências, Programas de Desenvolvimento Pessoal e Plano de Carreira. O recrutamento dentro da empresa evita despesas com anúncios, honorários com agencias de emprego.
c) Recrutamento Externo: Se dá fora da empresa. A empresa traz “sangue novo” e experiências novas, mantendo-se atualizada em relação às praticas adotadas pelas demais organizações. No entanto, é um processo mais caro, pois envolvem despesas com anúncios, honorários de agencias de recrutamento. São fontes de Recrutamento Externo: Cadastros de Currículos, Anúncios de Jornal, Cartazes e Panfletos, Agenciam de Emprego.
A seleção é uma ferramenta usada após o recrutamento que reúne todas as informações colhidas na obtenção dos candidatos que mais se adéquam à vaga, com o objetivo de manter ou aumentar tanto a produtividade quanto os resultados. Existem duas alternativa para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido ou as competências a serem preenchidas. Que por sua vez podemos classificá-las em: