Administração cientifica resumo
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 8° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 608p.
RESUMO CAPÍTULO 3
(Administração Científica)
Surgiu no inicio século XX, baseia-se na ênfase colocada nas tarefas. Administração Científica é devido a tentativas de aplicar métodos da ciência. Principais métodos são observação e mensuração. O grande aplicador da Administração Científica foi o americano Frederick Winslow Taylor. A época Taylor foi dividida em dois períodos:
1. Primeiro período de Taylor
Em 1903 Taylor publicou seu primeiro livro sobre técnicas para racionalizar o trabalho por meio do estudo do tempo, nesse estudo observou que operários com os mesmo equipamentos tinham capacidades de produção diferentes, mas a mesma remuneração. Com o tempo o operário que produzia mais, mas ganhava o mesmo valor do que produzia menos ia perdendo o interesse e diminuindo sua produção então Taylor defendia a idéia de pagar mais ao operário que produz mais.
2. Segundo período de Taylor
Em 1911 publicou seu segundo livro que mostrava seus estudos sobre Administração Científica sem deixar de lado sua preocupação ao operário. Taylor via três problemas nas fabricas daquela época: vadiagem sistemática dos operários; desconhecimento, pela gerencia, das rotinas de trabalho e a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho. Para Taylor a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um período de quatro a cinco anos.
3. Administração como ciência
Para Taylor a Administração deve ser tratada cientificamente e o improviso deve ceder lugar ao planejamento. Taylor foi o primeiro a observar a Administração de modo diferente, observando o tempo e os movimentos, o modo de execução, treinando operários e assumindo uma atitude metódica ao analisar a unidade fundamental de uma empresa, aplicando suas ideais da classe operaria ate aos seus autos executivos.