Atps quimica
Alumínio
De densidade 2,7 que funde a 660º C e é um bom condutor de calor e eletricidade. Em estado puro, é bastante maleável. E não corrosiva, não se altera em contato com a água nem com o ar, pois sua superfície é protegida por uma fina camada de alumina. seus compostos, como a alumina Al2O3, é rico em cloreto AlCl3.
De abundancia enorme, a bauxita é retirada da natureza não em forma metálica, ela está misturada em camadas de argila e terra localizadas perto da superfície terrestre, e podem se estender por quilômetros. Um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Entre as pedras preciosas, aquelas que apresentam um maior teor de alumínio são o coríndon, as safiras e os rubis.
Sua obtenção é feita a partir de processos de filtração, e redução. Ela é extraída da terra, moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, filtrada e transformada em pasta. Aquecida sob pressão, e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa ser sedimentada, e cristalizados, secos calcinados, e eliminado toda a água.
Nesta etapa, são eliminadas todas as impurezas, e a solução restante fica pronta, dela, é extraída a alumina. Feito um processo de redução, A produção é constituída chamando-se: Processo Bayer. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de eletrólise. A maior parte da alumina (Al2O3) mundial obtida pela calcinação Do alumínio é usada no processo eletrolítico Hall-Héroult para a preparação do alumínio metálico.
Derretido e transformados em lingotes, para melhor transporte. Esses lingotes, são vendidos e a partir 2 deles, as empresas os transforma em outros produtos, como: panelas, latinhas, chapas de aviões e etc...
Fora todas suas qualidades de uma gama enorme de uso, o alumínio é um material excelentíssimo na sua reciclagem,