Atps quimica
O alto forno é um aparelho gigantesco, consistindo de dois troncos de cone unidos pela base maior. A parte mais larga tem cerca de 9 m de diâmetro e a altura é de aproximadamente 25 m. Ele é revestido internamente por uma parede de tijolos refratários, de espessura 0,5 m. O volume interno é da ordem de 1 000 m3. O alto-forno é carregado periodicamente, pela parte superior, com uma mistura de minério (hematita), combustível (coque ou carvão vegetal) e fundente (calcário). Podemos assinalar os seguintes pontos:
a) a carga é levada por caçambas e introduzida na parte superior do alto-forno, e é formada fundamentalmente por: • minério de ferro • carvão coque: queima ( C + O2 CO2 + calor ) , porduzindo calor necessário ao funcionamento do forno; e produz também o CO ( CO2 + C 2 CO ), que é o principal redutor do minério de ferro. • fundente: considerando que as impurezas do minério de ferro são, em geral sílica SiO2 e silicatos de difícil fusão, deve-se juntar um “fundente,” que irá reagir e fundir as impurezas (ganga). Um fundente comum é o calcário (CaCO3) que provoca a reação:
SiO2 + CaCO3 CaSiO3 + CO2
O CaSiO3 irá formar a “ escória”, que será retirada pela parte inferior do forno.
b) os “ gases” sobem pelo alto-forno e , na saída, ainda contêm uma porcentagem elevada de CO, que os torna combustíveis, sendo então empregados no preaquecimento do ar que entrará no alto-forno; c) pela parte inferior, são escoados, a cada 4 ou 5 h, em primeiro lugar a escória ( que depois de resfriada e solidificada serve como pedra para pavimentação ou para fabricação do cimento), em segundo lugar o ferro gusa ( que normalmente é purificado para se obter o aço).
O aço liga ferro-carbono é o produto siderúrgico mais importante e de maior utilidade no mundo moderno. É obtido pela purificação