A copa do mundo e nossa
Usuários da informação: o Governo (Federal, Estadual e Municipal) também é uma Azienda cujo objetivo é fornecer bens e serviços à coletividade, sendo que as despesas das mesmas são financiadas através de tributação e denomina-se Contabilidade Pública.
Contabilidade Comercial: aplicadas na empresas não industriais (compra e vende mercadorias e prestadoras de serviço).
Contabilidade Industrial ou de Custo: aplicada nas empresas industriais (misto de contabilidade comercial com a contabilidade de custo).
Contabilidade Agrícola: específica devido suas peculiaridades e particularidades.
Contabilidade Financeira: exclusiva das instituições financeiras e padronizada pela BACEN.
Objeto da Contabilidade: O patrimônio da entidade.
Gasto: aquisição de algo, compra. É o sacrifício financeiro efetuado pela empresa na aquisição de um bem ou serviço.
Desembolso: é o pagamento resultante da aquisição de bens ou serviços.
Investimento: significa aquisição de um bem que normalmente é utilizado por longos períodos na produção ou manutenção da atividade da empresa. A medida que se vai sendo utilizada a sua perda econômica torna-se uma despesa ou custo.
Perda: é o bem ou serviço consumido de forma normal e involuntária.
Despesa: é o bem ou serviço consumido na obtenção de receitas e áreas de apoio e estão sempre relacionadas com a comercialização e administração.
Custo: é a expressão, monetariamente quantificada, da utilização de recursos para adquirir ou processar um determinado bem.
Custo fixo: é aquele cujo total permanece constante independente das alterações no nível de atividade, ou seja, é a capacidade disponibilizada de produção independentemente da ocorrência dela. Pode sofrer alterações em função do aumento de preços dos seus elementos, mas