Atps psicologia
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: MARIA HELENROSE A. DA S. PEDROSO
INTRODUÇÃO
O filme Tropa de Elite relata uma questão social onde há vários conflitos. Vamos destacar aqui dois conflitos. A desigualdade social e a corrupção aonde na maioria das vezes vêm acompanhadas pela apologia e a tortura. O filme apresenta uma realidade dantesca, uma dinâmica do justiçamento, da tortura, da desumanização generalizada das relações. A narrativa do filme é intensa em sua descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), totalmente pautada em situações que, segundo o autor, baseiam-se em relatos de fatos reais, que lhe foram feitos por Policiais Militares. O personagem central da trama é um Capitão PM do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tropa de Elite da Policia Militar carioca, considerada internacionalmente como a melhor força de Combate Urbano do Mundo.
JUSTIFICATIVA
Tropa de Elite é uma obra de ficção que expõem as entranhas de uma corporação policial que existe no Brasil há duzentos anos (Criada em 1808 por D. João VI). A PMERJ tem em seus quadros muitos policiais honestos e valorosos, contudo, os maus policiais existem, como em qualquer organização policial no mundo, e estes policiais corruptos é que são denunciados no filme.
ANÁLISE
A definição de cultura é bastante ampla, mais uma definição bem aceita é a que cultura é o complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização, a cultura muitas vezes se confunde com noções de desenvolvimentos, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. A cultura é dinâmica, traços se perdem outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Então podemos notar que existem mecanismos