ATPS PSICOLOGIA
Mesmo sabendo que a capacidade de aprendizagem do indivíduo é ilimitada, a deficiência em aspectos como inteligência, motivação, maturação, percepção, que também estão ligados ao seu estado orgânico e emocional, acaba por comprometer o potencial de aprendizado do aluno em sala de aula , levando-o a apresentar dificuldades nesse processo. Tais dificuldades são algumas das causas responsáveis em levar a criança ao fracasso escolar e,consequentemente, à exclusão, ocasionando reprovações e o abandono da escola.
A capacidade de aprender do ser humano é ilimitada e acontece de várias formas:
Ensaio e erro, condicionamento, imitação, Intuição e raciocínio.
A personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 a 12 anos. Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e se caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo. Apesar da capacidade de aprendizagem ser ilimitada, ela depende de inúmeros fatores, tais como: inteligência, motivação, maturação, percepção. A aprendizagem atinge todas as pessoas durante toda a vida, mas não é um processo simples.
O desenvolvimento de cada ser pressupõe um amadurecimento: Físico, Social, Cognitivo e Afetivo Emocional.
Existem formas de cada ser humano perceber,compreender e se comportar diante do mundo, próprias para sua faixa etária. É importante ressaltar que o processo de aprendizagem deve ser incentivador por si mesmo, para que quando uma necessidade seja satisfeita, o sentimento de competência pessoal e a segurança, elevem sua autoestima.
É preciso que se compreenda que quando se uma dificuldade em aprender não é proveniente somente de como o conteúdo é trabalhado em sala, mas também de fatores presentes no indivíduo