ATPS Psicologia
2) Refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
3) Saber reconhecer a individualidade de cada ser e interpretar seus comportamentos.
4) Hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.
5) Aspecto Físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.
6) 1º Período: Sensório-motor (0 a 2) anos. 2º “ : Pré-operatório (2 a 7) “ . 3º “ : Operações concretas (7 a 11 ou 12) anos. 4º “ : Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
7) 1º Período: desenvolvimento físico acelerado e o aparecimento de novas habilidades. 2º “ : desenvolvimento intelectual afetivo e social, o qual ocorre devido ao aparecimento da linguagem. 3º Período: formação de seus próprios valores morais, tais como, o repeito mútuo, a honestidade, o companheirismo e a justiça. 4º Período: aparição de conflitos nos seus laços afetivos, desejo de independência perante os adultos. 8) Instrumental, cultural e histórico.
9) É o processo de formação de nossa moral, ética e costumes, adquiridos de nosso meio de convívio, contribuindo para nossa postura perante a sociedade.
10) O desenvolvimento do ser humano com deficiência física ou mental é mais difícil, pois a sociedade dita “sã” impõe as dificuldades, entretanto existem muitos seres humanos os quais têm alguma deficiência e mesmo assim possuem habilidades extraordinárias. É necessário mudar a visão da sociedade em relação às pessoas portadoras de deficiência e estimular o próprio deficiente a buscar seu espaço e seus direitos na sociedade.