trabalho infantil
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: HELENOSE A. DA S. PEDROSO COELHO
Polo Araguaína-To
THAYS GONÇALES MARINHO OLIVEIRA
RA:
ADRIANA MARQUES DA ILVA SOUSA
RA:
GABRIELA DE MOURA NEGREIROS RA: 423818
EDIVANIA DA SILVA AQUINO
RA: 427666
VERISMAR MACIEL PINHEIRO
RA: 429938
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2° SEMESTRE
ARAGUAÍNA – TO SETEMBRO 2013
INTRODUÇÃO
O objetivo central do presente trabalho é apresentar através de pesquisas realizadas por grandes teóricos da psicologia de como a psicologia tem servido e pode ser usada na educação escolar.
Pode de dizer, com base nos relatos a seguir que a psicologia pode transmitir ao educador ( e não a pedagogia, como um todo) uma ética, um modo de ver e de entender sua pratica educativa
ETAPA 01
PASSO 3
SIGMUND FREUD- (1856-1939) Foi o fundador da psicanálise, nasceu na região da Moravia hoje Republica Theca,em 1877,ele abreviou o seu nome de Sigismud Shlomo Freud para Sigmud Freud, foi aluno da faculdade de medicina de Viena. concebeu uma teoria da mente que revolucionou a história do pensamento em vários sentidos, atualmente ele continua sendo tão polêmico quanto na época em que esteve vivo. Ele não negava que gostava e sentia uma grande satisfação em ser reverenciado como um gênio.
Sua contribuição com a educação foi apresenta aos educadores uma nova concepção do desenvolvimento infantil.
Em suas pesquisas ele mostra que uma criança é uma eterna investigadora que tem como força motriz a curiosidade e que é de extrema importância o fato de que o educador tenha entendimentos das varias maneiras que a curiosidade possa se manifestar e ser aproveitada na educação escolar. Conforme Freud as fases do desenvolvimento ocorrem aproximadamente na mesma idade em todas as crianças.
Outro ponto importante da pesquisa é que ninguém aprende sozinho: existe uma relação entre professor