ATPS PSICOLOGIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Psicologia da Educação
Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski.
Nomes: Cidyane Nogueira Rabello Busato- RA: 8305764461
Deise Alves de Souza- RA: 7581621369
Quétulli Aparecida da Silva Oliveira- RA: 7984729279
Regiane Ângela da Silva Alves- RA: 7377586720
Vanessa Taciane Monteiro- RA: 7367561181
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação da professora-tutora à distância Marines Soratto.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Outubro/2013
Na psicologia da educação, temos quatro grandes nomes que contribuíram muito para a educação: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski.
Nenhum deles deixou ou formulou uma teoria pedagógica, estudaram o processo de desenvolvimento do ser humano, cada fase, desde o momento que nasce até a fase da maturidade.
Sigmund Freud (1856-1939)
Freud nasceu na região da Moravia, fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje na República Tcheca. Estudou Medicina na Universidade de Viena. Freud desenvolveu o que é hoje a base da psicanálise. Publicou “Estudo sobre histeria”, o livro descreve a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, publicou também “A interpretação dos sonhos” em que afirma que os sonhos são “A estrada mestra para o inconsciente” a camada mais profunda para a mente humana.
Freud não publicou nada relacionado ao tema de aprendizado, mas, o desenvolvimento de uma criança. Por que uma criança questiona tanto, ou seja, o que ela deseja em sua busca?
Para Freud, há um momento de determinação na vida dos homens: é o momento da descoberta da diferença sexual anatômica. A partir disso, as crianças descobrem que meninos e meninas são diferentes, para ele são suas primeiras investigações, isso serve como meio de situar uma criança no mundo.
Freud