Atps psicologia
Stanley Milgram (1974).
Etapa 1
O filme Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo II realizou à Capital Carioca.
Sua narrativa é intensa na descrição da realidade diária da Policia Militar, paltada em situações que segundo o autor José Padilha baseiam-se em relatos de fatos reais feitos por Policiais Militares. O personagem central da trama é o Capitão PM do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tropa de Elite da Policia Carioca, considera internacionalmente como a melhor força de Combate Urbano do Mundo. Quando o Capitão Nascimento motivado pelo nascimento de seu filho resolve deixar as atividades do Batalhão, trava um incansável luta para encontrar um substituto que tenha seus ideais de honra e profissionalismo. Contudo em uma policia permeada pela corrupção essa busca acaba se transformando em uma missão quase impossível, quando finalmente ele encontra dois jovens Aspirantes a Oficial, que se enquadram nas características necessária para um Policial do BOPE, que acabam sendo conduzidos ao Curso de Operações Especiais que é coordenado pelo Capitão Nascimento.
O filme além de fazer uma critica a corrupção da policia carioca, também mostra a hipocrisia da classe media, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial – que não está longe da realidade da sociedade carioca – estes mesmos estudantes realizam o consumo e o trafico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana.
Tropa de Elite descreve bem como há policiais corruptos em todos os Estados Brasileiros, não somente no Rio de Janeiro onde é retratada a ficção. Como operadores à proteção da sociedade as práticas de ações