ATPS Psicologia Social II
SETEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar as diversas manifestações culturais da sociedade, a importância de compreender o mecanismo que pode influenciar na vida social do individuo e nas ações publicas. Fatores estes que evidenciam os conflitos sociais, tais como, o preconceito, o descaso público e a corrupção, e ainda dissertar sobre o trabalho profissional do assistente social e do psicólogo na resolução destes, quais são apresentados através das relações de poder entre os grupos dominantes na sociedade.
AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA NO CONTEXTO SOCIAL
Quando nos referimos à Cultura, estamos falando em conhecimento, arte, crenças, leis, ética, costumes e todos os outros hábitos e capacidade adquiridas pelo homem como membro, que complementa a construção da sociedade como um todo.
E com base da cultura, vem às suas manifestações, que é sem duvida a voz social, uma maneira subjetiva do ser humano transpor seu interior, como, o que pensar, o que deseja fazer, mover, ou modificar, numa busca incessante pelo novo, onde há varias formas de se expressar, em TV, literatura, musica, dança e dentre outras.
Atualmente, o que tem influenciado e conquistado espaço na mídia pelas classes ou elite, são as culturas do morro e de favelas que ganharam a ruas do Brasil, como o Funk, por exemplo, mas com isso contribui na ocorrência de corrupções, e as classes menos favorecidas são as que mais continuam a ser prejudicadas, assim, aumentando os problemas como falta de moradia, violência, corrupção, abusa de autoridade, desemprego, preconceito e descaso do Estado.
O Mecanismo Social e sua aplicabilidade à sociedade.
Refletindo sobre o Mecanismo Social, observa-se que o comportamento da sociedade está intrinsicamente relacionado a vida dos indivíduos, a relação social é uma conduta reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos usuários no contexto social.
As