ATPS DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO
SERVIÇO SOCIAL
POLO BELÉM - PA 23201
DISCIPLINA
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II.
ACADÊMICOS
ADEMAR CLAUTAL GE GOMES. RA:431669.
ANGELINA RIBEIRO FERRA. RA:4080560.
DORACY NAARÉ FERNANDES NUNES. RA:418492.
NILCE SALES DE CARVALHO. RA:429914.
SYLVANIA CRISTINA A. CHICHESTER. RA:7929302.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS.
RELATÓRIO: A ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE
TUTORA: MARIA HELENROSE COELHO
BELÉM – PA
19/09/2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será analisado o filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção José Padilha), onde são relatados vários conflitos relevantes à questão social. Serão destacados dois conflitos para estudo. A desigualdade social que gera a violência e a corrupção em várias esferas do poder, onde o mais forte subjuga o mais fraco. O filme apresenta uma visão bastante próxima da atuação da polícia militar de elite do Rio de Janeiro em suas atuações contra os traficantes de drogas. Percebe-se que as representações sociais de violência exercem considerável condicionamento no fomento de determinadas trações da personalidade dos indivíduos em relação aos vários grupos a que pertencem, assim como na configuração de percepções, valores e crenças, aspectos que, somados e de maneira gradual, conduzem o ser humano a manifestar formas de comportamento ligado com o senso comum que impera nos núcleos sociais nos quais se insere.
Em geral, cultura é tudo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos absorvidos pelo homem na convivência em família e principalmente em sociedade, que é passada de geração em geração.
A cultura é um conceito que está sempre em movimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar