ATPS Psicologia e Servi o Social II
ATPS- Atividade Prática Supervisionada
Análise do filme - TROPA DE ELITE.
Caxias do Sul, 19 de Setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
A presente análise tem como foco mostrar a violência vivida nas favelas do Brasil em específico nos morros do Rio de Janeiro. Tropa de Elite, trás uma narrativa por parte de protagonista do filme Capitão Nascimento, que no decorrer da história os acontecimentos vão sendo narrados pelo ponto de vista do BOPE.
O referido filme teve repercussão internacional, levando a outros países a visão dos pobres e traficantes no Brasil, o lema do filme foi cantado entre milhões de pessoas. “Tropa de elite osso duro de roer, pega um pega geral também vai pegar você”. (Tihuana, 2007, composição de: Egypcio/Pg/Román/Leo e Jonny), vale salientar que o filme foi produzido em 1997 e por se tratar de assunto polêmico demorou cerca de dez anos para ser lançado.
Também a corrupção dentro da Polícia Militar é “denunciada” sendo os próprios policiais colaboradores do tráfico e geradores da violência, nesse contexto que se encontra a figura do Nascimento,Capitão do BOPE, com a missão de pacificar o morro, mascarar a violência para garantir a segurança da “vossa santidade” o papa. Mas Nascimento tinha em mente o objetivo de encontrar um substituto a sua altura para deixar no comando do BOPE e poder deixar o cargo para se dedicar a família.
Historicamente violência gera violência, no contexto do filme a violência paira como natural, e o próprio sistema tem como definição a violência como