ATPS Psicologia da Educação
A Educação exerce papel fundamental para a construção da identidade de uma população e não é apenas na escola que ela se constrói, pois há fatores além deste território que interferem significativamente no seu funcionamento e, consequentemente, na Educação que se pratica.
A Escola, por sua complexidade, sofre influência da família, do bairro e da globalização. Este fato não se dá por ser a escola apenas local de difusão de conhecimentos, mas por reconhecimento da diversidade que a compõe: a Escola é um local de convívio, de troca, de compartilhamento, um lugar ricamente social. Por sua importância, é comum que diversas outras áreas científicas se manifestem em sua construção.
A Psicologia é uma dessas áreas e, por meio de suas correntes psicológicas, ajudou a elaborar algumas teorias de aprendizagem que auxiliam as práticas educacionais.
As relações entre afetividade e inteligência no desenvolvimento psicológico, a partir dos quatro modelos teóricos: as perspectivas psicogenéticas de Piaget, Wallon, Vygotsky e concepções extraídas da teoria psicanalítica de Freud têm como objetivo apontar as ênfases de cada abordagem para os aspectos afetivos e cognitivos e seu papel no desenvolvimento psicológico. Este estudo alguns dos teóricos da Psicologia que contribuíram com a História da Educação em Geral: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski.
Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação.
Sigmund Schlomo Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia (ou Pribor, na atual República Tcheca), que nesse período, fazia parte do Império Austro-húngaro, Filho um próspero comerciante judeu, Freud foi criado dentro o judaísmo clássico e circuncidado logo ao nascer. Apesar das influencias religiosas paternas, recebeu de sua mãe Amália Freud, que era grande adepta do pensamento Iluminista, o apreço pela filosofia. Também recebeu influencia católica, através da sua governanta, pela qual nutria