ATPS PRONTA
1. Introdução ……………………………………………………..1
2. Mecanismos de Transferência de Calor ……….……………....2
3. Condução ………….…………………………………………. 2
4. Radiação ...……………………………………………………..2
5. Convecção ..................................................................................2
6. Isolantes Térmicos ……………………………………………3
7. Aplicação ………………………………………………......…3
8. Referência Bibliográfica ……………………………………...4
Introdução
Transferência de calor é a energia que flui de um corpo mais quente para um corpo mais frio. Sempre que houver diferença de temperaturas haverá a transferência de calor até os corpos atingirem o equilíbrio térmico.
Mecanismos de Transferência de Calor:
A transmissão do calor através dos metais realiza-se por um mecanismo de condução uma vez que estes possuem elétrons livres nos átomos, que contribuem para a condução térmica. Por este motivo os metais são bons condutores térmicos.
Os líquidos e os gases são piores condutores do que os sólidos metálicos uma vez que as partículas que os constituem estão mais afastadas umas das outras do que nos sólidos metálicos, não sendo por este motivo tão fácil de transferir o calor por condução.
São conhecidos três tipos de mecanismos de transferência de calor: condução, radiação e convecção.
Condução:
A condução consiste na transferência de calor através de uma substância de uma zona a temperatura mais elevada, para uma zona a temperatura mais baixa por choque mútuo entre os átomos ou moléculas permitindo que as partículas rápidas provenientes de altas temperaturas transmitam energia cinética às mais lentas.
Radiação:
A radiação térmica, também conhecida como irradiação, é uma forma de transferência de calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas. Como essas ondas podem propagar-se no vácuo, não é necessário que haja contato entre os corpos para haver transferência de calor. Todos os corpos emitem radiações térmicas que são proporcionais à sua temperatura. Quanto maior a temperatura,