ORIGEM
É uma das mais importantes leguminosas cultivadas, sendo um dos cinco grãos sagrados: arroz, soja, trigo, cevada e milheto. Considerados essenciais na existência da civilização chinesa. Antes da Era Cristã, a soja era cultivada com grande cerimonial pelos imperadores da china e poetas, enaltecendo as suas virtudes na humanidade. Existem relatos de que a domesticação da soja teve início há cerca de 1100 anos A.C., na região Nordeste da china, A soja foi introduzida na Coréia e posteriormente no Japão, por volta de 200 a 300 anos antes da era cristã.
Em 1740, a soja foi introduzida na Europa (França-Paris) e em 1875 iniciou-se uma campanha a favor do cultivo da soja na Europa. Em 1804, a soja foi introduzida nos Estados Unidos. Em 1915 a soja cultivada nos Estados Unidos foi esmagada pela primeira vez para extração do óleo, para o consumo humano.
A primeira referencia sobre a soja no Brasil foi à data de 1882 na Bahia. No entanto as cultivares introduzidas dos Estados Unidos não tiveram boa adaptação no Brasil, em decorrência a latitude e aos fatores climáticos. Mais tarde em 1891 novas variedades foram introduzidas em Campinas-SP. Nesta região a soja apresentou melhor desenvolvimento do que na Bahia. Nesse mesmo ano a soja também foi introduzida no Rio Grande do Sul. Em 1908, com a vinda dos imigrantes japoneses para São Paulo, foram introduzidas novas variedades no Brasil, mais especificamente para o consumo humano. Após a década de 1930 a soja começou a ser introduzida nos demais estados brasileiros, onde hoje se tem uma grande produção da mesma.
Bibliografia: Sediyama T. Técnicas de produção e usos da soja, ed. MECENAS LTDA 2009.
IMPORTÂNCIA ECONOMICA E SOCIAL
A produção de soja apesar da sua importância econômica limita-se a poucos países. A maior parte da sua produção é realizada pelos Estados Unidos, Brasil, Argentina e a China, que juntos produzem mais de 80% da produção de soja no mundo. O Brasil é responsável por 22% da produção mundial de soja e é