Administração Industrial - Henri Fayol
Curso de Bacharelado em Administração de Empresas
1° Período - Noturno
43559 - João Moisés R. da Silva Júnior
23202 - Moaci Leal Gonçalves Júnior
Administração Industrial Geral – Henri Fayol, Atlas 1994.
Resumo desenvolvido durante a disciplina de Estudos Organizacionais I, como parte da avaliação.
Professora.: Manuela Rios
Cachoeira, Bahia
2015
Nascido em Constantinopla, França, em 1841, Henri Fayol, engenheiro, formou-se pela Escolas de Minas de Saint-Étiene, diretor de diversas sociedades de sua especialidade. Dedicou-se desde sua juventude ao estudo organizacional das pessoas junto a grandes empresas.
Com a compreensão de que há necessidade de bons chefes em várias atividades sociais, desde a rede privada até as instituições públicas. Com o advento da Primeira Grande Guerra e a necessidade eminente de organizar os esforços, nasce a doutrina administrativa de Fayol, baseada nos preceitos militaristas, dando a popularidade necessária para o nascimento do fayolismo.
Apesar de saber que até então o empirismo tenha remado com a administração dos negócios. Logo, cada chefe dirige à sua maneira, seria necessário introduzir métodos mais científicos que fosse possível, observar, recolher, classificar e interpretar fatos. Impondo regras e instituindo experiências.
Após criar o Centro de Estudos Administrativos, voltado para estudo da administração de negócios comerciais, nasceram vários estudos diferentes, pelos quais foram aplicados em vários cursos de Administração para oficiais da Intendência, além de sua doutrina ser ensaiada com sucesso na Administração Pública, no serviço de Correios, Telégrafos e Telefones, entre outros.
Do seu costume de anotar diariamente os fatos que chamavam-lhe a atenção, de suas comparações e consequências, nasceu o livro Administração Gerencial Industrial. Para o fayolismo, administrar significa ter previsão, organização, mando, coordenação e fiscalização. Acerca de sua doutrina, disse