ATPS PRODU O DE TEXTOS 2
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PROFESSORA EAD: Patrícia de Oliveira Soares
POLO: Campinas
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Campinas/ SP
12/06/2013
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO: Objetivo e finalidade do trabalho
II. ETAPA 1:Concepção de Leitura
III. ETAPA 2:Diferença entre Gêneros textuais e Mecanismo de Coesão
IV. ETAPA 3:Elaboração de um texto dissertativo-argumentativo
V. ETAPA 4: Reforma Ortográfica
VI. CONSIDERAÇÕES FINAIS
VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA
I. INTRODUÇÃO
Até que ponto gêneros textuais pode ser aproximado é uma questão que tem sido abordada em vários trabalhos, também por representarem manifestações culturais e estarem ligados a fatos que alteram decisões sociais, tendo em vista que toda literatura e meios de informação são formadores de opinião.
Ao iniciar este trabalho, podemos definir um texto de duas formas:
. A primeira esta na organização e estruturação, isto é, um objeto de comunicação entre um destinador e um destinatário, portanto é um objeto de significação;
. A segunda o texto encontra seu espaço entre os objetos culturais, inserido numa sociedade e determinado por ideologias específicas. Nesse caso, é necessário o seu contexto sócio histórico.
Nestas considerações o texto torna-se objeto de comunicação entre dois sujeitos, criando assim possibilidade de aplicação da análise externa do texto.
Os gêneros textuais aqui apresentados estão vinculados ao letramento, portanto discutiremos sua função social que a nosso ver é preparar o homem para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II - ETAPA 1 1.1-Concepção de Leitura
Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. Sendo uma forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc), ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal. O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o