Manual Da Anamnese 2
Identificação do Paciente
Neste espaço se colocam dados como nome, idade, nascimento e especificações pessoais do paciente, como sexo, nacionalidade, telefone.
Motivo da consulta
É se dizer por que o paciente foi para a consulta, seria citar alguns sintomas que o levou ao atendimento, sem colocar nome de doenças ou diagnóstico.
História da doença atual
Aqui se escreve de acordo com o tempo (idade ou ano) quais os casos de doença que o paciente teve, seus sintomas, até chegar na doença atual, também coloca tratamentos anteriores e as respostas nesses tratamentos e se o paciente faz uso de medicação.
História pessoal
Aqui se informa dados desde a gestação até o nascimento, depois o desenvolvimento do paciente, falar da escolaridade, facilidades ou dificuldades, citar empregos e alterações ocorridas na puberdade, vida sexual também pode ser citada, o uso de drogas e por fim tratamentos médicos ou cirurgias.
História Familiar
Nesse quesito vai se falar sobre a família mesmo (se houver dados), vai dizer quem foi a mãe, o pai, a idade, outros parentes também podem ser descritos, citar doenças psíquicas na família, citar falecimentos e ocorrências de suicídio na família e a relação do paciente com a família.
Exame Psiquiátrico
Aqui vai se analisar todas as funções psíquicas do paciente e identificar se está alterada ou não, e caso esteja por que está.
Pensamento: o pensamento vai ser avaliado de acordo com a presença ou ausência de delírios e alucinações, além do tipo de fala com conteúdo bizarro, religioso, paranóide, delirante ou atípico.
Consciência do eu: vai ser avaliada dentro dos 4 tópicos
Atividade do eu – quando o paciente não sente que é agente dos seus atos;
Unidade do eu – quando paciente tem noção de ser um e outro ou vários outros (pessoas, seres);
Identidade do eu – não há reconhecimento de si mesmo (despersonalização)
Relação eu-mundo – sem limites entre o interno e o externo.
Consciência: vai ser avaliada pela capacidade de resposta