ATPS Portas L gicas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS PORTAS LÓGICAS
CAMPO GRANDE – MS
SETEMBRO DE 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS PORTAS LÓGICAS
Trabalho apresentado na disciplina de Eletricidade Aplicada sob orientação do professor Alan Francisco dos Santos no 4º semestre do curso de Tecnologia em redes para computadores do Centro Universitário Anhanguera.
CAMPO GRANDE – MS
SETEMBRO DE 2014
Portas AND e NAND:
A porta AND é chamado assim porque, se 0 é chamado de "Falsa" e 1 é chamado de "Verdadeira", a porta age da mesma maneira como a lógica "AND" do operador. A ilustração e a tabela a seguir mostra o símbolo do circuito e as combinações de lógica para uma porta AND. (No símbolo, os terminais de entrada são à esquerda e ao terminal de saída é à direita.) A saída é "Verdadeira" quando ambas as entradas são "Verdadeiras". Caso contrário, a saída é "falsa".
A porta NAND funciona como uma porta AND seguida por uma porta NOT. Ele atua na forma da operação lógica "e" seguido de negação. A saída é "Falsa" se ambas as entradas são "Verdadeiras". Caso contrário, a saída é "Verdadeira".
Esquemas da porta:
NAND
AND
Tabela verdade:
NAND:
AND:
OR:
O portão "OR" recebe o seu nome do fato de que ele se comporta após a moda da lógica inclusiva "ou". A saída é "Verdadeira" se uma ou ambas as entradas são "Verdadeiras". Se ambas as entradas forem "Falsas", então a saída é "Falsa".
Esquema da Porta:
Tabela verdade:
XOR:
A porta XOR (ou exclusivo) atua da mesma forma como a lógica "ou / ou". A saída é "Verdadeira" se quer, mas não ambos, as entradas são "verdadeiras". A saída é "Falsa" se ambas as entradas são "Falsas" ou se ambas as entradas são "Verdadeiras". Outra maneira de olhar para este circuito é observar que a saída é 1 se as entradas são diferentes, mas 0 se as entradas são iguais.
Esquema da Porta: