Atps negociação
Sparks (1992),
Steel, Murphil e Russel (1995)
Acuff (1993)
Koziscki (1998)
Scare e Martinelli (2001)
Negociação acontece quando ambas as partes entram em um denominador comum fechando um negócio de maneira satisfatória para ambos os lados. Segundo Sparks (MARTINELLI, 2009, p.17), “negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa”. Negociação onde todos os envolvidos no processo, saem com seus objetivos alcançados de comum acordo, mesmo que durante o processo haja conflitos e discussões entre os negociadores, a criatividade e maneira de conduzir a situação levam a um acordo favorável para ambos. Para Kozicki (MARTINELLI, 2009, p.17), resenha: Negociação é a arte de alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha.
Mesmo estando em posições diferentes ao assunto em questão, os negociadores buscam a solução para o problema. De acordo com Steele, Murphy e Russill (MARTINELLI, 2009, p.17), “negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo”. Onde o negociador utiliza na maior parte do tempo a comunicação para convencer e defender a sua idéia, projeto, produto, enfim sua causa para conseguir fechar o bom negócio. Segundo Acuff (MARTINELLI, 2009, p.17), “negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades”.
Resumo:
Após discussão entre o grupo , a maioria concorda que as negociações entre familiares ou pessoas intimas são mais fáceis de chegar a um resultado positivo e