ATPS NEGOCIACAO ETAPA № 1
A negociação está presente em todos os relacionamentos humanos e em todas as sociedades.
As disputas acontecem entre pessoas de uma mesma família, vizinhos, grupos religiosos, esportistas, organizações e governo, dentre outros; sendo de áreas trabalhista ou comercial. Ao longo do tempo as pessoas tem buscado diferentes maneiras de administrar e resolver suas discordâncias e diferentes pontos de vista, procurando estabelecer procedimentos que atendam aos interesses das partes envolvidas, minimizando o desgaste e os gastos desnecessários.
É possível perceber poucas diferenças com relação ao que os autores dizem sobre negociação. Todos se baseiam na mesma ideia de organização, disciplina, visão e estratégia.
No artigo escrito por Welinton dos Santos - Economista – ele descreve que negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios.
Em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das empresas (inovação).
Para Martinelli e Almeida a variável mais importante é o tempo, considerando-o um fator de pressão e limitação ao processo de negociação, conforme os prazos vão se esgotando, maior é a pressão do tempo, podendo gerar concessões para o fechamento do acordo
Segundo Sebenius e Lax, negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo.
Cohen define o poder como a capacidade de fazer com que as coisas sejam realizadas, de exercer controle, poder na negociação pode permite influenciar as pessoas e alcançar os seus objetivos, mais isso poderá fazer uma enorme diferença em uma negociação, quando o poder é posto numa situação como uso excessivo ela acaba se encaminhando