atps letramento
|
ESTAR ALFABETIZADO É...
CARLA MAGALI SANTOS SILVA > Estar alfabetizado é saber interpretar o que se esta vendo, dessa forma a pessoa que usa códigos e diz saber ler, é um analfabeto funcional, ou seja, ela não é capaz de utilizar aquilo que esta fazendo em seu dia – dia, não embasa aquilo que lê e escreve. O ler e escreve possui com funcionalidade a comunicação, dessa forma, se não for possível assimilar e interpretar, o que ali esta sendo relatados, os objetivos não será atingida. A partir desse pensamento devemos analisar realmente o que é ser alfabetizado, pois não podemos considerar pessoas que apenas “rabisquem e escutem” pessoas alfabetizadas. Ser alfabetizado envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de forma correta, proporcionando ao individuo a socialização e comunicação, expressando – se através dela. Sendo a alfabetização um processo continuo que irá acontecer por todo o período de vivencia do ser humano, pois, o mesmo está sempre em constante evolução e formação, seja ela formal ou informal.
CLEONICE DE MENESES DO PRADO > Estar alfabetizado é o conhecimento do alfabeto, e da utilização de códigos, evoluindo para construção de escrita seguindo a sequencia de junções silábicas, formação de palavras, frases e consequentemente textos. Técnica que será utilizada para comunicação e socialização dos indivíduos em convívio social. A partir desse contexto evolui-se para estudos mais profundos da alfabetização, chegando à gramática e suas variações.
O processo de evolução gramática não deve acontecer de formar mecânica, ou seja, apenas como codificação e decodificação devem acontecer o aprendizado, nos quesitos os quais envolvam, interpretação, compreensão, despertando no educando o interesse pelo conhecimento, formando pessoas criticas, de opinião própria e independente. Também deve ser avaliada a clientela a qual esta se aplicando o desenvolvimento da escrita e leitura, pois existem variações de grupos,