ATPS História da Educação - Filosofia
Fundamentos Filosóficos da Educação
Ana Rita do Carmo Sena RA6659428430
Crislaine Aparecida de Jesus RA7016531922
Dayane Aguiar Belinelli Occhi RA 7066546195
Tânia Pereira da Silva RA 6294235254
Tatiana Cristina Rivabene RA6765345881
Vânia de Oliveira Menezes RA 6267231838
Professor: Tiago Rodrigues Silveira Leite
Limeira: 30/09/3013
ETAPA 1:
FORMAÇÃO E PRÁTICA DO EDUCADOR. ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA.
PASSO 1 E 2
Criamos um nome e um blog para nosso grupo “ESSA TAL DE FILOSOFIA”, onde serão postadas todas as propostas desta ATPS.
PASSO 3
Proposta: A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador. Sendo assim, discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.
A escola é entendida, num primeiro momento, como espaço de formação em relação ao qual existe respaldo social e para o qual se enviam as crianças, desde tenra idade, ingressando ainda na educação infantil, para que ali permaneçam por alguns anos. Como profissionais da educação devemos ensinar nossos alunos que o conhecimento e o que se aprende na escola são trabalho de muitas gerações e que o conhecimento é uma herança que usufruímos pelo resto de nossas vidas. O professor deve estar como intelectual transformador para a formação do aluno como cidadão crítico. A sociedade vem sofrendo grandes transformações em sua estrutura social, passando a exigir da escola a formação de um novo aluno, capaz de atuar na sociedade, de maneira a transformá-la. Nas últimas décadas tem sido discutido um novo projeto de educação para o Brasil, como forma de enfrentar o desafio de constituir-se uma educação de qualidade para todos.
Umas das possíveis dificuldades encontradas no espaço escolar e a implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar devido à falta de interesse e comprometimento de muitos pais, que deixam de lado as questões de aprendizagem e educação de