filosofia
PSICOLOGIA – 5º SEMESTRE
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - INSTITUTO PORTO ALEGRE
1. Este direito (à saúde) está ligado à condição (das pessoas) de cidadania. A que esquema de organização sanitária esta frase está ligada? Argumente.
Com base na concepção do SUS supõe uma sociedade solidária e democrática, movida por valores de igualdade e de equidade, sem discriminações ou privilégios (p.43); Saúde é reconhecida como DIREITO SOCIAL.
2. No Artigo 196, da Constituição Federal Brasileira de 1988, garante-se: A saúde é direito de todos e dever do Estado. Conforme o texto, quais as funções apontadas com dever do Estado?
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
3. Defina “Políticas econômicas” e “políticas sociais”.
> Políticas econômicas: produção e distribuição da riqueza e da renda, emprego, salário, acesso à terra (plantar, morar).
> Políticas Sociais: educação, cultura, esporte, lazer, segurança pública, previdência e assistência social.
4. Qual a diferença apresentada entre os Princípios do SUS de “Acessibilidade Universal” e “Igualitária”? (p.45)
> Acesso Universal: Significa a possibilidade de todos os brasileiros poderem alcançar uma ação ou serviço de saúde de que necessitam sem qualquer barreira de acessibilidade, seja legal, econômica, física ou cultural.
> Acesso Igualitário: Quer dizer acesso igual para todos, sem qualquer discriminação ou preconceito.
> Equidade: admite a possibilidade de atender desigualmente os que são desiguais, priorizando os que mais necessitam para poder alcançar a igualdade.
5. Dê exemplos de atividades de PROMOÇÃO e de PROTEÇÃO à saúde (com o objetivo de diferenciá-las). (p.45/46)
Promover a saúde significa fomentar, cultivar, estimular, por intermédio de medidas