atps herbicida
Conhecer e entender sobre “Herbicida”o uso do produto químico para o controle de plantas daninhas, e poder analisar a segurança do trabalhador envolvido na aplicação de herbicida .
INTRODUÇÃO:
O agrotóxico é uma substância que apresenta grau de toxicidade classificado a partir do poder tóxico que possui, o que é determinado pela dose que é absorvida ou que, de qualquer modo, são introduzidas no organismo. Quando em contato com o corpo humano (dérmica, oral, ocular, e vias respiratórias), o agrotóxico pode causar intoxicações ou graves problemas relacionados saúde, tornando-o suscetível pelo mau emprego ou má utilização dos EPIs nas atividades de controle de plantas daninhas. Sendo assim faz-se necessário verificar o uso correto do EPI, nas etapas de abastecimento e pulverização, verificar o cumprimento das precauções recomendadas para a atividade e do cumprimento das normas de segurança para a operação de pulverização de agrotóxicos e os atos considerados inseguros.
PREPARAÇÃO DA CALDA
O preparo da calda é a atividade de maior risco, pois o usuário ira manipular o produto puro, altamente concentrado. Os procedimentos são:
*Primeiramente ler o rótulo do produto a ser preparado e seguir corretamente as suas instruções;
*Escolher um local adequado para realizar a operação, com bastante ventilação, longe de casas, fontes de água, crianças e animais. De preferência utilizar uma bancada próxima do local de pulverização ou ao lado de um abastecedouro comunitário.
*Juntar o material de preparo de calda, como copo medidor, balde, panos balanças, águas e sabão. Nunca utilizar este material em outra atividade.
*Colocar o conjunto completo de EPI: calça, jaleco, avental (colocando na frente), bota impermeável, respirador (máscara), viseira, touca àrabe e luvas.
*Encher o tanque do pulverizador pela metade sempre com água limpa, sem retirar a peneira ou o coador, para evitar o entupimento dos bicos.
*Em um balde reservado para esta finalidade, colocar dois litros