PERCLORATO
587 palavras
3 páginas
PERCLORATO Um perclorato é um sal que contém o ânion ClO4-, derivado do ácido perclórico HClO4. Contém o cloro em estado de oxidação +7 ligado a quatro átomos de oxigênio em formação tetraédrica. A carga negativa é estabilizada por efeitos mesoméricos através de todo o íon. A relativa estabilidade do perclorato apesar do elevado estado de oxidação do átomo central é devido a elevada simetria que apresenta o íon.Principais sais de perclorato
Perclorato de amônio, NH4ClO4
Perclorato de césio, CsClO4
Perclorato de lítio, LiClO4
Perclorato de magnésio, Mg(ClO4)2
Perclorato de potássio, KClO4
Perclorato de rubídio, RbClO4
Perclorato de prata, AgClO4
Perclorato de sódio, NaClO4
Aplicações
Foram usados na medicina por mais de 50 anos para tratar de distúrbios na glândula tiróide. São usados como agente oxidante em combustível de foguetes; também são utilizados em airbags, foguetes pirotécnicos, fertilizantes, herbicidas e produção de explosivos.
Síntese
Os percloratos são obtidos por oxidação anódica dos cloratos com altas densidades de corrente elétrica em eletrodos de platina. O perclorato de potássio ( KClO4) é relativamente pouco solúvel, precipitando-se durante a reação.
CLORETO
Um clorato é um sal que contém o ânion ClO3-, derivado do ácido clórico HClO3. Contém o cloro no estado de oxidação +5. Trata-se de oxidante forte já que pode ser oxidado a perclorato ClO4-. Devido ao seu elevado caráter oxidante e sua alta instabilidade associada não é encontrado na natureza.
Exemplos de sais de cloratos:
Clorato de potássio, KClO3
Clorato de sódio, NaClO3
Clorato de magnésio, Mg(ClO3)2
Aplicações
Os cloratos são encontrados constituindo algumas formulas de materiais pirotécnicos porém, devido a sua instabilidade, foram substituidos pelos percloratos mais seguros. Também são empregados na elaboração de algunsexplosivos. Suas misturas com materiais inflamáveis são extremamente perigosas já que podem detonar sem razão aparente.
A reação violenta com o fósforo é