ATPS Globaliza O
Campos – Avenida
Aluno: Genilso Cardoso da Silva
Economia
Globalização
Cascavel, PR
2012
GLOBALIZAÇÃO
“O grande desafio que enfrentamos hoje é certificarmo-nos de que, em vez de deixar para trás milhares de milhões de pessoas que vivem na miséria, a globalização se torne uma força positiva para todos os povos do mundo. Uma globalização que favoreça a inclusão deve assentar na dinâmica do mercado, mas esta só por si não é suficiente. É preciso irmos mais longe e construirmos juntos um futuro melhor para a humanidade inteira, em toda a sua diversidade”.
Kofi Annan
Discutir a globalização é uma abordagem relevante em razão da acumulação de capital que a economia mundial alcançou nos últimos anos, além disso, pelas distorções na distribuição de renda ocorridas principalmente nos países em que há grandes disparidades regionais. Entende-se por globalização a mais nova forma de comércio, comprando por um preço baixo em qualquer lugar no mundo, sendo utilizado na fabricação mão-de-obra barata, e finalmente se desfazendo através da venda do produto ou serviços por um valor bem superior ao custo de fabricação, em qualquer lugar do mundo, que hoje com competitividade e a globalização em alta tende cada vez mais pender para o lado do capitalismo (consumismo). Usando a forma de venda e propaganda mais barata que puder, hoje podemos citar o meio mais rápido que é a internet. Tendo como objetivo a minimização de custos com funcionários e outras despesas. Com isto as pessoas foram se distanciando cada vez mais, perdendo o contato umas com as outras.
“A globalização encurtou a distancia métricas, Aumentando muito as distancia afetivas.”
Jaak Bosmans.
Com o pensamento voltado para a globalização, cada vez mais focado no assunto das redes sociais, onde pessoas se relacionam no mundo inteiro, seja para fins profissionais ou pessoais. Com a vinda da globalização, como tudo tem seu lado positivo e negativo, trazendo suas vantagens e