Execu O De Pisos Industriais De Concreto
Projeto é essencial para definição da resistência necessária ao tráfego e para suportar agressividade do ambiente e eventual exposição a intempéries
Por Gisele Cichinelli
Pisos industriais de concreto são elementos estruturais que têm a finalidade de resistir e distribuir ao subleito esforços verticais provenientes dos carregamentos. É sobre eles que as atividades de movimentação de cargas e de equipamentos se realizam. Por isso, a correta execução é fundamental para garantir seu desempenho.
Indicados para diversos usos - indústrias, armazéns e supermercados, por exemplo -, há no mercado vários tipos de pisos industrializados. A saber: pisos de concreto simples, de concreto estruturalmente armado, de concreto protendido e pisos reforçados com fibras.
Algumas características do projeto, tais como tipo de ataques físicos a serem suportados, tipo de transporte que circulará por sua superfície, temperatura de operação do ambiente e exposição ou não a intempéries, entre outras variáveis, devem ser analisadas antes da escolha do sistema.
DEFINIÇÃO TÉCNICA
Na técnica de execução dos pisos industriais, a área a ser concretada é dividida em faixas, cujas definições da largura e do comprimento devem ser feitas em função do equipamento utilizado para o espalhamento e adensamento do concreto.
Os equipamentos habitualmente utilizados são a régua vibratória treliçada, para trabalho em faixas de menores dimensões; e o laser screed, para faixas e placas de grandes dimensões, equipamento que executa simultaneamente o adensamento, sarrafeamento e nivelamento do concreto.
No caso do laser screed, o nível do piso é controlado por um emissor laser fixo e por dois receptores. A concretagem é controlada por meio de comando hidráulico que interpreta os sinais do emissor. "Com as máquinas de espalhamento, o adensamento e nivelamento são feitos de uma só vez e, quando aliadas às acabadoras mecânicas de superfície, deixam o piso com aspecto polido e