Atps gestão da qualidade
De acordo com a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ (2012) o MEG é um modelo sistêmico de administração, vide Anexo1, onde busca integrar todos os componentes da gestão da organização e as partes interessadas num único sistema, pela busca de resultados, conseguindo ao mesmo tempo avaliar as partes separadamente e em conjunto.
“Os fundamentos são a estrutura do sistema, a base teórica que são colocados em pratica por meio dos oito critérios.” (FNQ, 2012)
Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social. (FNQ, 2012)
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. (FNQ, 2012)
3. Ligação dos oitos critérios da excelência com o ciclo de PDCA
A organização só existe por ter alguém que necessita de seus serviços ou produtos. Seu objetivo maior é atender a necessidades de seus clientes. Seu sucesso depende exclusivamente em oferecer um produto de qualidade e diferenciado para atrair e reter seus clientes. (FNQ, 2012)
Além de seus clientes e funcionários, a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ (2012) diz que a empresa também precisa se preocupar com o ambiente e a sociedade a sua volta. Ela deve se preocupar em atender as expectativas da sociedade, no quesito responsabilidade social e sustentabilidade.
A partir destas vertentes entra o papel da liderança, que tem que ser capaz de estabelecer os princípios da organização, as pratica da excelência, analisando o desempenho e corrigindo as falhas com foco no aprendizado organizacional. (FNQ, 2012)
Tudo isso só é possível através da estratégia traçada pela liderança da empresa. Ela deve ser formulada com uma visão de longo e