atps fundamentos
O princípio dos estudos da análise de sistemas deve partir, inevitavelmente, da compreensão do que é um sistema. Em seguida pode-se enquadrar este entendimento na realidade dos sistemas computacionais.
Numa analise orientada a objetos, há ênfase em identificar e descrever os objetos ou conceitos deum problema. Existem alguns passos chaves da A/POO, são eles: Definir casos de uso, definir modelo de domínio, definir diagramas de interação, definir diagramas de classes de projeto.
A analise de requisitos pode incluir narrativas sobre como as pessoas usam a aplicação, denominadas caso de uso. Preocupa-se com a criação de uma descrição de um domínio, a partir da perspectiva dos objetos, onde há uma identificação dos conceitos, atributos do interesse do sistema. Atribui-se responsabilidades aos objetos e desenham os diagramas de interação, definindo os objetos de software e suas responsabilidades. È necessário porém, ter uma visão dinâmica e estática das definições de classes, criando assim um diagrama de classe do projeto, ilustrando atributos e métodos da classe.
A UML é uma linguagem padrão para a estruturação de projetos de software. Sua abrangência vai desde a modelagem de sistemas de informação corporativos a serem distribuídos a aplicações baseadas na web, até sistemas complexos embutidos em tempo real.
Para cumprir seus objetivos, a UML permite que seus usuários modelem um sistema sob diferentes perspectivas, cada uma destas perspectivas é uma abstração apresentada por diagramas criados a partir dos recursos oferecidos pela linguagem de modelagem, para o melhor entendimento do sistema.
Em UML a criação destes diagramas envolve a identificação de itens que formam o vocabulário do sistema e a especificação de como estes itens relacionam-se entre si. Em suma, um diagrama em UML é um conjunto de itens e relacionamentos. Porém, a UML é apenas parte de uma metodologia, uma linguagem de modelagem de