ATPS Fundamentos e metodologia Ensino Fundamental
Principais vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos:
Analisando a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e visando as mudanças ocorridas, busca-se identificar as vantagens e desvantagens que a nova organização curricular traz para a aprendizagem.
Baseando-se nas necessidades básicas da educação e no aprendizado das crianças a nova lei veio proporcionar a entrada da criança de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos. Como prevê a lei (LDB 9394/96), as crianças entram na escola mais cedo, devendo ser movida pela criatividade e cabendo à escola proporcionar o domínio dos conhecimentos e do desenvolvimento das capacidades cognitivas e afetivas, também dar oportunidades para crianças mais pobres terem a possibilidade de ingressar no mundo escolar e de melhorar sua situação econômica.
Os pais acreditam que a aquisição do saber escolar possibilita a melhoria das condições de vida, ampliando o conhecimento científico e possibilitando o ingresso a universidade (Referencial Brasil 2006). Um fator importante para a inclusão das crianças de seis anos no Ensino Fundamental deve-se que as crianças que ingressam mais cedo no sistema escolar apresentam resultados superiores em relação aos que ingressam somente com sete anos.
Finalmente percebe-se que a inclusão já esta estabelecida, que a mesma evidencia o aprendizado e letramento para os anos iniciais do Ensino Fundamental, cabendo à classe de profissionais da área um estudo programado e uma dedicação plena a esses pequenos que chegam cada dia mais cedo à escola. Deve-se perceber também se as escolas estão estruturalmente adaptadas para receber essas crianças que são menores, e se existe um método para ensinar a ler e escrever.
Devemos estar atentos para o fato de que a inclusão de crianças de seis anos de idade será a antecipação dos conteúdos e atividades que tradicionalmente foram compreendidos como adequados à primeira série. Entende-se como