ATPS Fundamentos E Met
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
5º SEMESTRE
Elisete da Costa de Mesquita R.A: 4927932508
Ivani Cavalcanti
R.A: 4926922565
AS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO E DE TRABALHO COM A LÍNGUA
PORTUGUESA EM SALA DE AULA, TENDO O TEXTO COMO OBJETO DE ESTUDO
Prof@ Tutora Distância Adalgisa Bergamin Diples
São Paulo SP
2014
Introdução
O trabalho apresenta como abordar a variação linguística através da sua língua homogênea e heterogênea. Aproxima de elementos da língua, transformando a função comunicativa entre as pessoas e estabelecendo relações com as formas de estrutura, aspectos gramaticais e mensagens. Ela abrange os seguintes temas: a língua falada e a escrita, como fonéticas são alteradas no momento da fala e seus erros ortográficos, mostrando o problema da língua convencional através de palavras recebidas.
A palavra estabelece relações entre os gêneros literários e suas estrutura linguística possibitando um trabalho em equipe.
E mostra que nenhum gesto de gentileza por menor que seja é perdido. (ESOPO)
.
2
DESENVOLVIMENTO
Aquisição de Linguagem
É preocupar-se em observar o surgimento e o desenvolvimento da linguagem das crianças e busca entender como o individuo passa de não falante a falante de sua língua materna ou de uma segunda língua.
Ela tem suas variações pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, principalmente pelas categorias profissionais. Devido as suas pequenas comunidade acabam criando por repetição de hábitos e tendências ate não compreendido por outras comunidades: presidiários, internautas, trabalhadores rurais, urbanos, políticos, etc. E elas não são vistas como um erro e sim como variações.
3
QUADRO COM AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A LINGUAGEM
VERBAL E A ESCRITA
VERBAL
4
ESCRITA
Interação de face a face
Interação à distância (espaço temporal)
Sem condições de consulta a outros textos.
Livre a consultas
Acesso imediato as reações do interlocutor.
Sem possibilidade de acesso imediato.
A