ATPS FUNDAMENTOS III pronto
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICOS - METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
ATIVIDADES PRATICAM SUPERISIONADAS ANGELAPEREIRA – RA 6787408219 MARIA OZENIR – RA 6947463781 SUZIANE DAIANE SOARES CARVALHO - 1299530556 VALDINEIA SOUZA MOURA – RA 6942017562
Prof.ª: Ma. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
OSASCO
11/2014
APRESENTAÇÃO
Esse texto visa fazer uma abordagem que analise sobre a importância do Serviço Social contemporâneo na consolidação dos direitos humanos e da cidadania.
Os profissionais do Serviço Social buscam a construção de uma sociedade mais ética e justa, alinhando-se à luta pela erradicação do desrespeito a todos os grupos historicamente discriminados bem como pelas diferenças. O Assistente Social contemporâneo precisa ser crítico, criativo, reflexivo e propositivo para dar conta das expressões da desigualdade social, em suas mais diversas facetas.
Antes do movimento de Reconceituação, o Serviço Social era uma profissão meramente assistencialista, ou seja, não tinha a concepção de direitos, tudo era visto como ajuda, favor aos necessitados. O assistencialismo é a negação do direito, da provisão da Assistência Social enquanto Proteção Social e de Seguridade Social. Em sua concepção de doação e de caridade supõe um vínculo de dependência, passando a ser cúmplice político do clientelismo e da corrupção. Superar o caráter assistencialista contido nas Políticas Públicas, principalmente na Assistência Social, requer um amplo processo de educação e conscientização, como também, uma mudança de cultura.
Desde a Constituição Federal de 1988, a assistência social deixou de ser uma alternativa do