Trabalho Elisangela
Departamento de Educação – Pedagogia
Disciplina: Estrutura e organização da eEducação Básica
Professora: Elizângela de Souza Rezende Ferreira
A reforma João Luiz Alves/Rocha Vaz-1925
Manoel Henrique – 01
Introdução
Joao Luis Alves nacel em 23 de maio de 1870 na cidade de
Juiz de Fora
Filho do dr. João Luís Alves e de Antonina Barbosa Alves, foi para o Rio de Janeiro com onze anos de idade, onde completou os seus estudos preparatórios. Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1885, concluindo o curso em 1889.
Regressou a Minas Gerais, onde foi nomeado promotor público e curador de órfãos da comarca de Rio Verde (1890 - 1891). Posteriormente, foi juiz municipal e de órfãos de Campanha e de Alfenas e professor. Prefeito de Campanha (1898-1900), deputado estadual e, em 1903, deputado federal. Em 1908 foi eleito senador pelo Espírito Santo.
Foi Ministro da Justiça e Negócios Interiores no governo Artur Bernardes. Em 1924 foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal. Por motivo de seu precário estado de saúde, teve que afastar-se de suas funções no STF e buscar tratamento em Paris, onde faleceu.
Foi membro do Instituto dos Advogados do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
E morreu em 15 de novembro de 1925 com 55 anos
A reforma João Luiz Alves/Rocha Vaz-1925
Danner - 2
O que se trata a reforma? Quando foi validada? E Quais as medidas tomadas?
Trata-se de um prolongamento e de ampliação das medidas preconizadas por Carlos Maximililiano em 1925.
Essa é uma situação que só se consolida com as reformas empreendidas a partir de 1930, já no governo do Presidente Getúlio Vargas.
Com as medidas adotadas pelo ministros João Luiz Aves e Rocha Vaz, o ensino secundário passa a ser seriado, como já salientado, com a duração de seis anos, sendo o último ano um curso de filosofia.
A conclusão do 5º ano já dava direito ao prosseguimento de estudos em nível