Atps Fundamentos de lingua Portuguesa
Universidade Anhanguera – Uniderp
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA
PORTUGUESA
4º Semestre - Pedagogia
Professor Tutor Presencial: Kristiane Rovina
Daniela Rodrigues Bueno Lucio 7377574826
Danieli Todero
7536619929
Maria Aparecida Feola Todero
7536619932
Marinês Ferreira Gonçalves
7925679752
Terezinha Natal Silva Marialva
129971992
FAC 4 /Campinas
2015
1
INTRODUÇÃO
“ Me movo como educador, porque primeiro me movo como gente.” (Paulo Freire)
A Aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorrem na criança por meio da interação com as pessoas que a cercam, os pais, parentes e mais tarde os colegas de brincadeiras.
A língua portuguesa já é entendida e falada pela criança que se vai alfabetizar, que geralmente esta entre 6 e 7 anos. Diz-se que ela entrou no mundo da linguagem “lendo” o que estava à sua volta, fazendo transformações e utilizações permitidas e exigidas nos espaços que interagia antes de chegar a escola.
A diferença do uso desta linguagem do espaço escolar com a “sua” linguagem gerará um desconforto, mesmo que a escola procure tornar este conhecimento menos traumático. Este desconforto é inevitável, pois seu modo de falar, vestir e agir será avaliado não só pelo professor mas principalmente por seus colegas de sala. O contato anterior que ela teve com a linguagem é diferenciada de criança para criança.
Algumas delas vêm de lares com livros, jornais, pais que contam histórias , mas há aquelas que possuem afinidade apenas com a linguagem usada na tv, isto é, raramente vêm alguém lendo ou escrevendo.
Por isso, o ensino da língua materna nos primeiros anos da vida escolar de um aluno é uma enorme responsabilidade do educador.
2
D I F E R E N Ç A S E N T R E L I N G U A G E M V E R B A L E E S C R I TA
VERBAL
•
•
•
•
1.
2.
•.
•.
•.
Como acontece sempre em um determinado contexto, as referencias são claras. O falante e ouvinte estão em contato direto, e a interação acontece por troca de turno.
O interlocutor é,