ATPS Fundamentos e Metodologia de Lingua Portuguesa 1
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
ELIANE (RA – 407819)
JESSICA (RA – 415898)
JULIENE (RA – 412254)
MILENE (RA – 430984)
NATALINA (RA – 424751)
THAMILES (RA – 434848)
Cristalina Março de 2015
Atividade Prática Supervisionada
(ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa”,
-5º semestre-, sob orientação da tutora presencial: Ana Paula Fernandes
Franco e tutor à distância:
Cristalina, março de 2015
ETAPA 1
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
A linguagem é a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons, cores, etc. É o uso da língua como uma forma de expressão e socialização entre pessoas.
Através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras , adiquirindo os conhecimentos de sua cultura.
A linguagem pode ser classificada em: verbal e não verbal.
Verbal: quando usa-se palvras (escrita / falada).
Não-verbal: quando utiliza gestos, sons, cores, imagens, etc. Pode-se optar pelo uso de uma ou outra forma de linguagem, ou mesmo utilizar a combinação da duas para se comunicar.
A língua é o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar. São as regras gramaticais. A prática da língua se desenvolve em duas modalidades: oral e escrita. Elas se manifestam com certas características, exclusivas e por intermédio delas, podemos diferenciá-las.
Na linguagem oral: há uma tendência a informalidade. Quem fala tende a ser espontâneo e há uma certa hagilidade no raciocínio, fazendo com que não haja, muitas vezes, uma preocupação formal e estética no discurso. A língua escrita é um sistema correto e disciplinado. O texto exigi por uma elaboração mais estruturada, com conteúdo,forma, sentido e de acordo com suas regras. Há sempre preocupação com a excelência do texto, necessidade de