ATPS Fund
Universidade Anhanguera – Pólo Roseira
Curso: Pedagogia
Ana Paula Faria Lourenço Barbosa RA: 372342
Patrícia Ramos Gomes de Oliveira Silva RA: 372680
Tânia Mara Martins Goulart RA: 372730
Tatiana Ribeiro Constantino RA: 372735
Vanessa Ramos RA: 372745
Fundamentos da Gestão em Educação
Profª. : Maria Clotilde Pires Bastos
Roseira – SP
2015
INTRODUÇÃO
O presente desafio consiste na produção de um relatório sobre a temática da gestão educacional e suas implicações para a Educação Brasileira. Esta atividade torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente a respeito das situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade ao se utilizarem das diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico, bem como quando propõem e atuam em situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências em gestão educacional.
ETAPA 1 – QUAL O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E ESCOLAR PARA A MODERNIDADE?
Entende-se por gestor educacional todo cargo dentro de uma escola, que necessite de coordenação de grupos e mostrar resultados, entre eles, os coordenadores pedagógicos, os supervisores de ensino, os orientadores educacionais, os diretores de escola, incluindo o vice.
Estes profissionais fazem parte da gestão escolar. Eles fazem, a aplicação de técnicas e procedimentos para atender os objetivos de uma unidade educacional, tanto do ponto de vista administrativo quanto o pedagógico.
A gestão escolar como a concebemos hoje passa por uma transformação, pois hoje se fala em gestão com o diretor de escola, coordenador pedagógico, assessor pedagógico, orientador educacional e vocacional, supervisor educacional e gestor de sala de aula, como é concebido o professor hoje em dia e todos os funcionários que existem dentro de uma escola. Todos estes profissionais estão envolvidos juntos para efetivar uma unidade de ação no estabelecimento de