ATPS Fund
Pedagogia
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
Carmen A. M. dos Santos RA: 9610511337
Fernanda dos Santos RA: 7924672508
Halana Pereira RA: 6750345347
Joyce Kellen Ap. Bispo RA: 6791404216
Raquel Oliveira Biguetti RA: 6503249464
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
Profª Tutora a Distância Adriana da Silva Ramos de Oliveira
Campinas / 2015
INTRODUÇÃO
.
O trabalho realizado abordará o assunto referente ao exercício variado da língua portuguesa em sala de aula. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento referente as varias possibilidades de trabalho e de utilização da língua.
O trabalho foi organizado iniciando um relato sobre a aquisição da linguagem e uma pesquisa sobre as principais diferenças entre a fala e a escrita, sobre as variações das palavras em diferentes regiões e seus significados. Neste trabalho apresentamos também a homogeneidade e a heterogeneidade da língua em sua natureza e realizamos uma aproximação dos elementos linguísticos transformadores da função comunicativa com propósito social. E para finalizar, analisamos e estabelecemos relações entre as formas , estruturas, aspectos gramaticais e mensagens. Foi um trabalho que nos enriqueceu e abriu nossas mentes para a realidade linguística em que vivemos
ETAPA 1- As diferenças entre a Fala e a Escrita
A comunicação é um bem tão precioso e não é devidamente valorizada pelos humanos. Desde pequenos as crianças tem a oportunidade de desenvolver – se através do meio em que ela vive, sendo que nesse caso os pioneiros que influenciarão nesse processo são os pais .
A criança também pode socializar-se implicitamente através da interação verbal. Alguns pesquisadores e pensadores entre outros buscaram explicações para a forma de aquisição da linguagem das crianças.
A corrente do Behaviorismo que tem Skinner como seu maior representante, defende que a criança aprende com o meio em que ela esta inserida e que a língua materna pode ser adquirida da