ATPS Fisica2
Neste trabalho estaremos abordando alguns conceitos importantes para Física presentes nos elevadores, como as forças que atuam sobre um elevador. No caso do projeto em estudo é de grande importância entender como é desenvolvidos e os estudos necessários para a realização do tal, já que é uma área que esta ligada ao cotidiano das pessoas.
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Prática Supervisionada – ATPS, foi importante para que por meio de pesquisas em sites e em livros podemos conhecer melhor a descrição do movimento de elevadores, por meio das leis de Newton, e as normas técnicas vigentes sobre a operação dos mesmos..
ETAPA 1
Passo 1
Hoje em dia ninguém discute a importância dos elevadores no dia a dia, principalmente quando pensamos em edifícios. Mas a realidade é que o uso dos elevadores residenciais vem se tornando uma forte tendência devida ao conforto e praticidade que esses equipamentos oferecem. Atualmente, os dois tipos de elevadores mais utilizados em residências são os equipamentos hidráulicos e elétricos (também chamados eletromecânicos). Um pouco menos comuns, existem ainda os elevadores a vácuo. Assim sendo, é natural se questionar por que existem conceitos técnicos tão diferentes para a fabricação de elevadores, e quais as vantagens de um em relação ao outro. Elevadores hidráulicos, como o próprio nome indica, são movidos por um pistão hidráulico normalmente localizado embaixo do equipamento, usando o mesmo princípio de funcionamento dos elevadores de carro. Possuem como vantagem a possibilidade de descida utilizando apenas a força da gravidade. No entanto seu funcionamento costuma ser mais lento e com maior consumo de energia, além do uso de grande quantidade de óleos, tornando-os pouco ecológicos. Elevadores elétricos são movidos por energia elétrica, assim como os elevadores de passageiros tradicionais e possui custo de manutenção mais barato do que os hidráulicos. O modelo mais moderno, além de apresentarem baixíssimo consumo de energia e uso