ATPS FISICA2 Etapa1e2

1748 palavras 7 páginas
Física II -
Professor: Weligthon

NOME
RA
CURSO
CAIO CEZAR DA SILVA
9025446245
ENGENHARIA ELÉTRICA
JEREMIAS DA SILVA GALEGO
8829408913
ENGENHARIA ELÉTRICA

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
ETAPAS 1 e 2

Resumo: Este trabalho tem por objetivo dimensionar a potência de um elevador para transportar pessoas de um edifício de cinco andares calculando o trafego do mesmo de acordo com as normas técnicas vigentes.

ETAPA 1: Leis de Newton
Passo 1 As características básicas que definem o elevador de passageiros são sua velocidade nominal e a lotação da cabina. Após determinadas essas variáveis, tem-se por consequência definidos os equipamentos que comporão o elevador. A tabela 1 mostra as combinações mais usuais e econômicas entre velocidade e capacidade.
A determinação da velocidade e da capacidade dos elevadores de um edifício é feita através do seu Cálculo de Tráfego (vide Capítulo 5). A grande maioria dos edifícios residenciais apresenta um fluxo de usuários que é bem atendido por elevadores com velocidade de 1,00 m/s e capacidade de 6 a 9 pessoas. Em função disso, os principais fabricantes planejam a especificação dos componentes dos elevadores destinados a trabalhar nessas faixas de velocidade e capacidade, permitindo obter reduções não só nos processos construtivos da obra civil, mas também nos custos e prazos de fabricação.

Passo 2 Funcionamento: A cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro. O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. Tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de

Relacionados